terça-feira, 20 de novembro de 2012

MÍDIAS NA ESCOLA



Uso das mídias no cotidiano escolar
A mídia esteve sempre presente na educação formal, no início sempre sofrendo resistência em relação a sua aplicação na escola. É natural que o professor sinta-se inseguro para trabalhar com inovações desconhecidas, por isso se faz necessário a formação constante do professor. Precisa redimensionar suas possibilidades em favor da produção de conhecimento, tanto para os alunos quanto para ele próprio, tendo sempre a interatividade com propósito central.
O avanço tecnológico se colocou presente em todos os setores da vida social, à internet é um aliado de muitos alunos, que se comunicam na maioria das vezes somente por site de amizades, e-mail, entre outros, alguns acessam sites impróprios, necessitando de orientações de uso indevido e perigoso, pois a internet não está restrita somente a coisas boas.
         A escola é um meio de o aluno interagir a novas formas culturais, aos diferentes meios de comunicação, contribuindo assim para que os sujeitos se tornem usuários criativos e críticos dessas ferramentas, evitando que se tornem meros consumidores compulsivos.
         O uso das mídias no ambiente escolar pode convergir na medida em que for usado na prática docente com perspectiva pedagógico exemplo: apresentações, produções, filmagens, fotografias, etc. Os estudantes de hoje pensam de modo diferente em virtude das interações vivenciadas a partir das tecnologias digitais.
         As tecnologias devem ser vistas como um meio, um apoio, um suporte que estruturam o modo de repensar a informação.

Lucia Nievola

Nenhum comentário:

Postar um comentário